
Tronco de Natal – Chocolate com Doce de leite e ameixa
Massa:
- 5 ovos
- 5 colheres de sopa de açúcar refinado peneirado
- 5 colheres de copa de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó
1. Bata os ovos com o açúcar, até que a massa fique consistente em a ponto de você desenhar com o batedor, e o desenho permanecer sobre a massa.
2. Então coloque a sua batedeira na velocidade mais baixa possível, o mais delicado possível (se quiser pode incorporar na mão, eu faço na batedeira planetária e fica ótimo) e vá adicionando o fermento misturado à farinha colher por colher lentamente até acabar.
3. Quando estiver tudo incorporado, leve a massa em uma forma 28x40 aproximadamente, em forno pré aquecido à 180º por cerca de 35 minutos. A massa ao ser retirada tem que estar levemente dourada. Cuidado ao deixar por mais tempo,se ela ressecar demais, irá quebrar.
Para cobertura:
Frutas secas (Usei: Cerejas frescas, damasco, tâmara, noz pecan e pistache triturado)
Ganache:
- 400g de Chocolate Meio Nestle® (pegar a porcentagem de cacau)
- 9 colheres de sopa de nata (600g de nata – Se usar Marca Piá, não precisa adicionar manteiga – Usei Frimesa na receita que tem menor porcentagem de gordura)
- 2 colheres de chá de manteiga sem sal
- 1 pitada de sal
1. Derreta o chocolate em banho maria. Enquanto faz esse processo, leve ao fogo a nata e a manteiga até que começe a ferver, aparecendo aquelas bolhas nas laterais da panela.
2. Desligue o fogo, e adicione a mistura de nata com manteiga ao chocolate totalmente derretido. Mexa delicadamente para não incorporar ar na mistura, ou sua ganache vai assumir aspecto de areia e terá que recomeçar.
3. Após homogeneizar, cubra com plástico filme e deixe em temperatura ambiente por 1h. Depois leve a geladeira por 12h. Essa receita é ótima! Ela mantém o amargor do chocolate, e como a nata é super consistente rende muito! 400G de chocolate se transformaram em 1kg de ganache. Você confeita e deixa na geladeira. O chocolate fica muito fime e macio, quando entra em contato com a boca ele derrete. É incrível.
Para o recheio:
Doce de Leite
- 4 xícaras de açúcar
- 2 Litros de Leite integral
- Meia fava de baunilha (só as sementes)
1. Leve toda a mistura para o fogo em fogo médio por aproximadamente 1h e 25 min. Mexa o tempo todo até que o leite reduza e engrosse. Atenção, se mexer em demasia o doce de leite ficara com aspecto de doce de corte, duro demais. Então quando engrossar consideravelmente, retire do fogo.
Dica: Se ficar muito duro, basta adicionar pequenas quantidades de água e mexer vigorosamente, ele ficará mais mole.
Caso prefira, compre o doce de leite pronto, há ótimas marcas no mercado. Mas nada substitui o doce de leite caseiro.
- 300g de Nata
- 100g de Ameixas secas sem caroço
1. Cubra as ameixas com água e ferva até que fiquem moles (10 minutos aproximadamente), depois escorre e pique-as em pequenos pedaços.
2. Junte em um vasilha, o doce de leite, a nata (para cada colher de doce de leite, deve-se usar uma colher de nata – pois ela tira um pouco do doce mas não o gosto do doce de leite) e as amaiexas picadas. Mexa delicadamente e reserve.
Montagem:
1. Depois de frio, corte fitas da massa de pão de ló, cerca de 8cm de altura por 40 de comprimento. Pois iremos fazer uma montagem diferenciada.
2. Passe o recheio delicadamente sobre a tira (ele não pode estar muito duro, nem muito mole – OBS: Se sentir que o doce está muito mole adicione mais doce de leite, se estiver muito duro adicione nata) e enrole como um rocambole (ficará um mini rocambole), posteriormente, passe o recheio nas outras tiras, e enrole em torno do primeiro rocambole, e assim sucessivamente até acabar. A ideia é fazer um caracol, pois quando for cortado, você vai ver que lindo fica as camadas de recheio na vertical.
3. Leve para a geladeira por 1h. Enquanto isso, retire a ganache da geladeira, e misture com uma colher para que ela fique maleável, então retire o bolo da geladeira passe a cobertura por todo ele e disponha as frutas em círculos. Faça riscos com um garfo para imitar a casca de uma árvore.
4. Leve a geladeira por mais 30 minutos, e então retire e coloque as frutas secas. Para amolece-las leve o damasco, as tâmaras em fogo médio separadamente até que amoelecam. Então retire e escorra com uma peneira.
5. Coloque as frutas como na figura a baixo, pique um pouco de pistache ou qualquer outra noz que tenha em casa e coloque em volta das cerejas.
