
Torta Quatro leites com morangos e uva niagra
Essa receita é daquelas que fazem seu bolo ir até última fatia, molhado, recheio divino, e é claro as frutas que casam com o doce do recheio com sua criticidade característica. Vou colocar a receita passa a passo para vocês, é só seguir não tem erro.
Para a massa, petei por utilizar o corante em pó MIX (Roxo batata) é interessante, pois um degradê de cor nas massas da outro aspecto ao seu bolo que já estará incrivelmente saboroso. Vamos fazer três masas de pão de ló para uma forma de 22 cm de diâmetro.
Cada masa de Pão de Ló leva (vamos precisar de três, então triplique os ingredientes):
- 5 ovos inteiros
- 5 colheres de sopa açúcar refinado peneirados (Tem que peneirar porque o açúcar costuma vir cheio de pedrinhas maiores que desandam o seu bolo)
- 6 colheres de sopa de farinha de trigo peneiradas.
- Corante em pó Mix – Roxo Batata
- 1 colher de chá de essência de Uva (pode ser de morango também)
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- Papel manteiga
- Manteiga para untar
Preparo da massa.
Bata os ovos inteiros com açúcar em uma batedeira até que suba um creme fofo, com cor pérola. Para saber se já está no ponto, suba o batedor e desenhe sobre a massa, se o desenho permanecer é porque a massa está no ponto, se ele sumir em meio a massa é sinal que ainda precisa bater mais.
Com o ponto atingido, adicione uma colher de chá de essência de Uva, o corante em pó (para a base do bolo deixei em um tom de roxo bem intendo, colocando cerca de 2,5 g de corante já ao bolo do meio, utilizei um pouco menos que a quantia do primeiro, por fim o terceiro não use nenhum corante, mas se desejar pode deixar ele rosa, ou roxo claro, a opção é sua!).
Terminado esse processo, é hora de adicionar a farinha de trigo e o fermento em pó. Em uma peneira adicione (Eu uso aqueles medidores) seis colheres de sopa de farinha de trigo e uma colher de sopa do fermento em pó. Polvilhe essa mistura delicadamente sobre a massa, e mexa com movimentos suaves de baixo para cima (Se você fizer movimentos bruscos com a massa, ela perderá o ar e tudo estará perdido), delicadamente. Polvilhe um pouco por vez, a hora que a porção anterior estiver incorporada adicione a próxima e caminhe assim até o fim da receita.
Por fim, unte uma forma com um disco de papel-manteiga no fundo (lembre-se que o papel-manteiga tem que ficar com aparte que ''‘brilha’'' para cima), passei sobre o papel e o restante da forma mais manteiga e farinha para untar bem mesmo! Coloque a massa e leve ao forno (não precisa pré aquecer) à 200 ºC por cerca de 15 minutos. O pão de ló, não costuma crescer muito, e normalmente depois de assado costuma abaixar um pouco, é algo normal. Para se certificar que o bolo está assado, espete com um palito no centro da massa, se sair limpo desligue o forno retire e cubra sua massa.
DICA:
Se você tiver uma forma funda, e não quiser colorir as camadas de bolo (dá um pouco de trabalho), faça as três massas de uma vez, e posteriormente corte-as em três fatias iguais com uma linha guia ou mesmo a faca.
Não fique abrindo o forno toda hora, isso é ruim para o desenvolvimento do bolo.
Não esqueça de bater muito bem a mistura de ovos e açúcar, se não fizer isso ao adicionar a farinha o bolo vai desandar. :3
Para o recheio vamos precisar:
- 1 lata de creme de leite sem soro (o soro desanda o recheio, e ele fica mole)
- 1 de lata Leite condensado
- 200g de Leite em pó (de boa qualidade)
- 180g de Manteiga sem sal (Pode usar gordura vegetal também, fica bom igual uso sempre 180g)
- 1 xícara de chantili bem batido em pico duro
- 6g de gelatinha incolor
- 3 Caixinhas de Morangos
- 1 Cacho de Uva Niagra
- 3 colheres de sopa de açúcar cristal
Preparo:
Bata a manteiga com o creme de leite (todos gelados), até que a manteiga incorpore bem. Posteriormente, adicione o leite condensado e o leite em pó, bata até resultar em uma mistura homogênea e reserve. Quando estiver gelada, adicione o chantili batido a massa e mexa delicadamente até incorporar, isso vai dar leveza a seu recheio.
Se optar pela gelatina incolor, adicione essa (diluída um 2 colheres de copa de água, e aquecida no micro-ondas por 30segundos), antes de incorporar o chantili.
Pique 2 caixinhas de morangos e separe os bagos das uvas em uma travessa. Adicione as colheres de açúcar na mistura e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Esse açúcar irá retirar o suco do morango, o qual vamos usar para molhar a massa.
Montagem da Torta:
Na mesma forma que foi assado o pão de ló, forre com um plástico para facilitar a retirada depois e coloque um disco mais claro ou o mair escuro, o intermediário, é claro vai no meio. :)
Adicione metade dos morangos picados com as uvas na massa, molhando com o suco das frutas extraído pelo açúcar. (Se achar necessário, faça uma calda de água com mel, ou açúcar e molhe a massa, o leite é um pouco complicado, pois se o bolo não for consumido nos dois primeiros dias o leite começa a fermentar a massa, e então o gosto começa a mudar). Adicione uma camada de recheio de mais ou menos 1 cm, ou de sua preferência. Repita o processo até o fim. Com o bolo montado leve a geladeira por 3h.
Para decorar, você vai precisar de bico pitanga e saco para confeitar
- 1 Lata de nata
- 4 colheres de açúcar
- Corante Roxo em pó MIX ou Gel de sua preferência
Preparo:
Bata as natas com o açúcar e o corante. Não bata demais, vá sempre verificando se o ponto já é capaz de sustentar o desenho da rosa, é melhor sujar o saco de confeitar testando do que estragar a nata! HAHA
Para desenhar a Rosa, faça uma espiral com o saco de confeitar. Esse video ensina a fazer:
DICAS: Para retirar o soro é simples, deixe a lata por 3h na geladeira. Posteriormente, abra a lata com um abridor, e delicadamente coloque uma faca na lateral da lata até o fundo e incline a lata, o soro sai todinho!
Cuidado ao bater as natas, se você bater demais ira virar manteiga! E dai fica complicado trabalhar, fica toda grumosa, cheio de bolinhas (estraguei um pote de nata com isso :( )
O resultado final é esse!
Decore em cima como quiser, eu deixei assim, mas você pode deixar à seu gosto :)
