
Tarte au chocolat et fraisier
Para a massa aerada doce:
- 200g de farinha de trigo
- Uma generosa pitada de sal
- 70g de manteiga sem sal
- 80g de açúcar refinado
- 1 ovo
- 1 colher de chá de essência de baunilha
1. Misture em uma tigela a farinha, o sal, o açúcar e a manteiga cortada em cubos. Amasse levemente com a ponta dos dedos até formar uma farofa fina.
2. Abra um buraco no meio da massa e adicione o ovo e a essência, misturando até formar uma bola de massa lisa e homogênea.
3. Abra a massa entre duas folhas de papel manteiga e leve ao congelador por 60 minutos ou até que esteja firme.
Enquanto a massa está no congelador, faça o recheio:
- 200g chocolate 50% amargo
- 150g de manteiga sem sal
- 4 ovos
- 60g de farinha
- 150g de açúcar refinado
1. Derreta o chocolate em banho maria e adicione a manteiga aos poucos mexendo sempre uniformemente. Enquanto isso, bata os ovos com açúcar e a farinha na batedeira por 10 minutos.
2. Posteriormente, adicione a mistura de chocolate com manteiga na batedeira e mexa delicadamente até tornar a mistura homogênea. Reserve.
Montagem:
1. Coloque a massa em uma forma, se ela quebrar ajeite com os dedos, distribuindo igualmente sobre toda a superfície da forma.
2. Após abrir a massa na forma (não é necessário untar, já que a massa via bastante manteiga) fure o fundo com um garfo em vários pontos e forre com papel alumínio e coloque bolinhas de porcelana (ou feijões crus – para evitar que a massa cresça ou deforme, isos seria ruim puis caberia menos recheio).
3. Pré aqueça o forno a 200º por 15 minutos e coloque a torta. Deixe assar por 10 minutos, retire os feijões e o papel alumínio e volte ao forno por mais 5 minutos. Retire a torta e coloque o recheio reservado de chocolate e leve ao forno por mais 25 minutos, ou até que o recheio firme.
Retire a torta e leve a geladeira até esfriar.
Para decorar a minha torta, usei:
- 200ml nata
- 4 colheres de açúcar
- Morangos frescos
- Castanha de caju picada
1. Bata a nata com o açúcar até obter uma consistência firme. Não bata muito, pois se fizer isso irá virar manteiga. Reserve.
2. Corte os morangos ao meio, de forma horizontal e disponha-os em toda as laterais da torta (Usei um pouco do recheio gelado que sobrou na batedeira para ''colar os morangos e as castanhas''). Na parte mais externa salpique com castanhas de caju triturada.
3. No centro, faça bolas com a nata batida, e disponha uma cereja. Faça esse processo até que toda a torta esteja completa.
