top of page
Charlotte Ana

 

Bolacha Champgne – Biscuit's à la Cuiller

 

 - 80g de Farinha de trigo

 - 3 Gemas

 - 5 Claras

 - Açúcar de confeiteiro (sem amido)

 - 140g de açúcar refinado

 - 1 pitada de cremor de tártaro

 

1. Esses biscoitos não são fáceis, apesar de terem ingredientes relativamente simples requerem um tanto de cuidado. Pegue as gemas, e bata com 70g de açúcar até que as gemas adquiram uma coloração amarelo pálida, então adicione a farinha de trigo e mexa vigorosamente. Reserve.

 

2. Pegue as claras e faça o merengue francês (bata as claras, e quando começar a formar a clara em neve adicione o açúcar refinado aos pucos, quando terminar de adicionar o açúcar acrescente a pitada de cremos de tártaro e bata até que figue firme, ou quando você levanta o globo parte do merengue fica no interior dele).

 

3. Então pegue 1/3 desse merengue, e misture nas gemas batidas com o açúcar e a farinha. Então, adicione o resto do merengue, fazendo movimentos de baixo para cima afim de não perder o ar preso no merengue, faça com uma Manga o desenho das bolahas sobre papel manteiga e leve ao forno pré aquecido a 180º por cerca de 15 minutos (o meu forno é péssimo por isso deixei uns 20).

 

4. Antes de levar ao forno, polvilhe açúcar de confeireiro por cima da massa. O ponto correto dos  biscoitos e quando eles estivem dourados em cima, cuidado para não queima-los.

 

Uma das dicas do Chef  Ripp Cozzella, é não levar ao forno muitos biscoitos de uma vez, a não ser que seu fono seja excelente e distribua o calor uniformemente.

 

Após pronto os biscoitos e devidamente afarrecidos, uma técnica legal para evitar que o creme vaze entre os biscoitos, é alinha-los e cortar as pontas de um dos lados para deixa-los retos, e cortar levemente as bordas como no desenho abaixo. E reserve.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Obs: Se achar muito complicado, substitua pelos biscoitos champgne prontos.

 

Genoaise – Parecido com pão de ló.

 

 - 4 ovos inteiros

 - 4 colheres de açúcar

 - 5 colheres de farinha de Trigo

 - 1 colher de café de extrato de baunillha

 

1. Bata os ovos com o açúcar em banho maria ( leve a tigela da batedeira sobre uma panela com água quente, certifique-se que a água não toca a tigela pois o banho maria é feito com o vapor da água quente e não com a água tocando o recipiente acima ), até que dobre de volume.

 

2. Então, leve a batedeira e bata até que forme uma espuma firme, em que ao levantar o globo da batedeira forma-se desenhos sobre a superfície da massa. Diminua a velocidade da batedeira par ao mínimo e adicione as colheres de farinha aos poucos, delicadamente. Se preferir, esse processo pode ser feito manualmente.

 

3. Unte uma forma de 20cm, com papel manteiga coloque a massa bata sobre uma superfície para sair um pouco do ar e leve ao forno pré aquecido (cerca de 10minutos) á 180º por cerca de 15 minutos (ou até enfiar o palito no centro e estiver cozido). Evite ficar abrindo o forno pois pode desandar a massa. Depois de pronta corte dois discos de aproximadamente 0,5cm de espessurae reserve.

 

 

Chantilly de Manjericão

 - 250ml de Creme de leite fresco

 - 4 folhas médias de manjericão

 

1. Leve o cree de leite ao fogo, junto as folhas de manjericão. Ao levantar fervura, desligue o fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente, para que as folhas façam infusão no leite. Então leve à geladeira por cerca de 1h.

 

Creme de Pistache ( último a ser feito )

 

 - 300g de Pistache

 - 100g de Pasta saborizante sabor Pistache

 - 2 xícaras de chocolate branco

 - 100g de nata

 - 200ml de creme de leite fresco

 

1. Para fazer o creme, leve o chocolate branco para derreter em banho maria, então adicione a nata e o pistache ( Obs: Se for os pistaches in natura, bata-os em um processador até que vire uma pasta, ou adicione a pasta saborizante à mistura ). Feito isso, deixe em temperatura ambiente.

 

2. Bata os 200ml de creme de leite fresco, até obter picos firmes, então pegue 1/3 dessa medida e misture delicadamente na mistura de chocolate com pistache. Então, adicione os 2/3 restantes delicadamente. Coloque em uma manga de confeitar, e reserve.

 

Para decoração, use: Morangos, raspas de limão e pequenas folhas de manjericão.

 

Montagem:

 

Corte as bolachas como no desenho à cima e disponha as bolachas em torno de uma forma revestida por acetato, para desenformar facilmente. Corte dois discos de genoaise, menores que o tamanho da forma. Então, disponha um deles no fundo da forma e adicione uma camada do recheio de pistache, salpicando com morangos grosseiramente picados até a metade. Feito isso, adicione o segundo disco de genoiase, adicione o resto do recheio, alisando a superfície. Com o chantilly batido, adicione sobre a superfície da torta com um bico de confeitar no desenho que desejar, e jogue por cima os morangos cortados em quatro partes, as lascas de limão siciliano podem ser feitas descascando-o e retirando a parte branca e depois cortando-os em lasca. Adicione algumas folhas de manjericão e leve para gelar por certa de 2h.

 

Sirva gelado.

 

Gostou? Curta e compartilhe!
  • Facebook Limpa
  • Pinterest limpo
  • Instagram Limpa

© 2014. Proudly created with Wix.com

bottom of page