
Pudim de Sorvete com Calda de Ganache e Pistache
Esse pudim é realmente incrível, não se assemelha nada com o pudim tradicional cozido. Esse sorvete é notavelmente delicioso, em principal, para as festas de final de ano ou uma visita especial. Ele pode permanecer dias na geladeira, que na hora de servir ficará cremoso, consistente e macio demais!
Para fazê-lo, tem que se preparar dois cremes que irão se juntar para formar um único pudim.
Lista dos ingredientes:
- 2 Latas de Leite condensado
- 1 Lata de Creme de Leite sem Soro
- 2 Medidas de Leite integral da Lata de leite condensado
- 5 Ovos
- 6 Colheres de açúcar cristal
- 1 Pitada de Cremor de Tártaro (Opcional)
- 100g de Castanha de Caju ou Pistache
Creme 1:
1. Bata as Claras em neve com 6 colheres de açúcar. Quando começar a bater, em velocidade média, adicione as colheres de açúcar uma a uma (Merengue Francês).
2. Depois, adicione o cremor de tártaro e bata em velocidade alta até que a mistura esteja em ponto de pico firme. Posteriormente, adicione uma lata de creme de leite sem soro e bata em velocidade média para tornar a mistura homogênea.
**Para retirar o soro da lata, deixe na geladeira de um dia para o outro. Depois, abra a lata cuidadosamente, coloque a faca em sua lateral e tombe o lata para que o soro escorra
Creme 2:
1. Em uma panela leve as 5 Gemas, o Leite Condensado e o Leite Integral. Mexa em fogo médio até engrossar. Feito isso, leve ao liquidificador com 100g de Pistache/Castanha de Caju e bata por 3 minutos.
2. Posteriormente, coe com uma peneira para retirar o excesso de bolhas de ar e eventual sujidade e leve em uma vasilha à geladeira para esfriar.
3. Quando o Creme 2 estiver frio, adicione ao Creme 1 em velocidade baixa na batedeira e misture homogeneamente. Leve a mistura em uma forma e reserve no congelador por 24h.
4. Para desenformar no dia posterior, coloque a forma em uma vasilha com água e passe a faca nas laterais e no centro. Não deixe muito tempo ou ele vai ficar muito mole. Vire a forma em um prato. Se não cair de imediato passe um guardanapo molhado no fundo até desgrudar.
Calda:
A calda costumo servir individualmente, mas se optar pode jogar por cima do pudim depois de desenformar.
Calda de Laranja:
- 3 xícaras de Suco de Laranja Natural
- 3 Colheres de chá cheias de açúcar
- 3 colheres de chá rasas de Amido de Milho (A Fécula de batata também tem o poder espessante do Amido de Milho mas mantém o brilho mais ávido da mistura e menor gosto residual)
- 50g de Damasco Picado ou Inteiro (Sua preferência)
1. Leve ao fogo para engrossar. Quando notar que está prestes a começar a soltar do fundo da penela desligue o fono e deixe esfriar em temperatura ambiente.
**( Se achar a consistência dura demasiadamente adicione suco de laranja aos poucos e mexa bem. Eu testei assim e ficou em uma consistência perfeita)
Calda de Ganache de Chocolate Meio amargo com Pistache
- 200g de Chocolate Meio amargo Callebaut®
- 1 Caixa de Creme de Leite
- 1 Colher de Sopa de Manteiga sem sal
- 1 Colher de Sopa de Cointreau (Opcional)
- 100g de Pistache grosseiramente picados
- 1 Pitada de Sal
1. Derreta o chocolate em banho maria ou no micro-ondas de 30 em 30 segundos. Quando estiver totalmente derretido, adicione a manteiga e o creme de leite AMBOS em temperatura ambiente, junto ao Cointreau e mexa delicadamente até tornar a mistura homogênea.
2. Reserve até a hora de servir. Pique o Pistache grosseiramente junto com a pitada de sal, e salpique sobre a ganache no pudim.
Bon Appètite
