
Apfelstrudel de Maçã com Especiarias
Essa receita não é difícil, mas exige que se tenha determinação porque, digamos...Da uma suadeira e tanto. Haha, É basicamente uma massa, que é aberta delicadamente sobre uma toalha enfarinhada, até que fique translúcida, e veja do outro lado. Sem rasgar. Então, é recheada com maçãs e nozes, resultando em um sabor ímpar.
Massa:
- 2 xícara de farinha de Trigo
- 1 Ovo
- 50g de Manteiga sem Sal
- 3/4 xícara de água
Recheio:
- 4 Maçãs picadas
- 120g de Castanha do Pará
- 120g de Noz Pecan
- 1 colher de sopa de Canela
- 8 Colheres de sopa de açúcar Cristal
- 1/2 xícara de farinha de rosca
Cobertura:
Açúcar de confeiteiro
Primeiramente, faça o recheio. Pique as maçãs sem casca, junte ao açúcar e a canela e deixe repousar por meia hora. Posteriormente, adicione as castanhas, as nozes e a farinha de rosca. Misture bem e reserve.
O preparo é simples. Todos os ingredientes em temperatura ambiente, coloque no processador e deixe por cerca de 5 minutos. Nesse processo, formara uma bola lisa e mole. Ela não gruda nas mãos, mas assemelha-se com a massa de pão. Se estiver grudando nas mãos, adicione farinha aos poucos. Cuidado para não ficar muto dura, pois não conseguirá trabalha-la. Pronta a massa, atire amassa contra a superfície cerca de 200 vezes. Exatamente! Pois assim você desenvolve o glutem que tem na massa, evitando que ela rasgue. Depois, de bater todas as 200 vezes, verá a diferença.
Montagem:
Sobre uma mesa, estenda uma toalha e polvilhe farinha sobre toda a sua área com um rolo, Abra a massa o tanto que puder. A partir dai, rolo não funciona mais. Agora é hora de usar as mãos. Com as costas das mãos, ou com a ponta dos dedos (Cuidado com as unhas, elas podem rasgar a massa) estique a massa do centro para as laterais. Esse processo é delicado,mas com paciência tudo se consegue! Observe a foto abaixo:
Quando a massa estiver totalmente transparente, retire as bordas de massa que ficaram grossas e pincele manteiga derretida abundantemente por toda a massa. Posteriormente coloque todo o recheio em uma das extremidades. Com ajuda da toalha, levante-a de modo a enrolar o recheio como se fosse um rocambole até o final. Terminado o processo, leve em uma forma untada com farinha, pincele uma para o forno a 200º C até dourar. Cerca de 30 minutos (Depende do forno). Quando retirar, polvilhe açúcar de confeiteiro em cima e sirva com café. Essa é uma excelente companhia para dias frios e chuvosos!
Abraços.
